Filipe Pereira sempre foi apaixonado por esportes e empreendedorismo. Formado em Engenharia Civil, ele iniciou sua carreira no setor de construção, em uma grande empresa, mas em determinado momento precisou mudar de rumo profissional. Sem perspectivas no mercado, decidiu empreender em sua paixão e abriu um complexo esportivo. Foi justamente através disso que ele descobriu a importância dos dados para os negócios.
Agora, dono de um box de crossfit e outro espaço de atividades como artes marciais, aulas de dança, pole dance e tecido acrobático, mesmo sem perceber, Filipe já começava a usar dados no seu dia a dia como empreendedor. Ele precisava analisar informações para tomar decisões estratégicas, otimizar recursos e melhorar seu negócio.
Isso o levou a buscar conhecimento e a iniciar uma segunda graduação em Ciência de Dados. Durante essa jornada, conheceu a TripleTen e percebeu que o bootcamp poderia ser o caminho ideal para estruturar sua transição para a área. “Acho o bootcamp muito interessante, me ajudou muito e até hoje eu uso como consulta”, destaca.
Já sobre o porquê da escolha, Filipe explica: “Quando eu vou escolher curso, eu olho muito o cronograma, eu acho que o que me atraiu no curso da TripleTen foi o formato de sprint. Porque você consegue ter uma disciplina de estudo, e é bem real, porque o dia a dia no trabalho é uma sprint.”, completa.
O aprendizado foi intenso e envolveu muito mais do que apenas teoria. Filipe participou de um hackathon, no qual sua equipe venceu, e, assim como todos os alunos do bootcamp, recebeu suporte da equipe de carreira da TripleTen. “A Luisa de carreira, até hoje eu tenho contato com ela. Ela é uma mega profissional”, comenta. Com a base técnica fortalecida, ele começou a aplicar os conhecimentos adquiridos, aprimorando suas habilidades em análise de dados e visualização.
A transição para o mercado contou com muito estudo, principalmente em ferramentas como Excel e Power BI. Assim, com os projetos que trabalhou na TripleTen e também projetos pessoais, ele construiu um portfólio sólido.
E todo esse esforço valeu a pena: ele conseguiu sua primeira oportunidade como Analista de Dados em uma startup de hortifruti que conecta produtores a consumidores. “Hoje eu sou analista de dados lá e praticamente sou o único analista. Estou desenvolvendo toda a parte de dados da empresa”, afirma.
Com seu trabalho focado na precificação e análise de mercado, Filipe tem liberdade para tomar decisões estratégicas e apoiar outros setores da empresa. O trabalho remoto lhe permitiu manter seu negócio esportivo e, recentemente, ele deu mais um passo rumo ao crescimento profissional: abriu uma consultoria com um amigo. “A gente ofereceu e não tem nem empresa formada ainda, mas já fechamos consultoria com duas empresas”, conta animado.
“O que mais me motivava a mudar para tech era a liberdade geográfica e financeira. Eu já sabia que era um nicho que me permitiria trabalhar 100% home office. Hoje, eu tenho ambas. Esse é um nicho que paga muito bem, mesmo inicialmente, e tem uma escalabilidade muito boa, tanto se você for empreender, como se você quiser apenas prestar serviço.”, conta o ex-aluno animado.
Além da motivação, Filipe também apresenta um conselho importante: “Se você entrar em um projeto, entre de cabeça. Você tem que se dedicar, tem que separar aquele tempo diário, seja três, duas horas ou quatro horas diárias. E tem que ter disciplina, porque se não tiver, se você tiver em dúvida, você vai desistir.”, completa.
Hoje, Filipe enxerga sua carreira de forma escalável e cheia de possibilidades. Sua história é um exemplo de como conhecimento e dedicação podem transformar trajetórias e abrir portas para um futuro promissor na tecnologia. Mas e você: como vê o futuro na sua carreira atual?
Talvez seja a hora de você mudar a sua trajetória também. A TripleTen está aqui para te ajudar durante todo esse processo. Ainda não sabe como fazer isso? Aqui vai uma dica: Agende uma consultoria de carreira e reserve um horário com nossos especialistas. Eles vão te guiar e te ajudar a entender o melhor caminho para você.