Os usuários não têm ideia do que acontece nos bastidores digitais das suas plataformas favoritas. Já quem lida com o desenvolvimento de softwares e linguagens de programação, conhece as melhores ferramentas para engajar os usuários e transformar simples interações, na tela, em mágica. Como é o caso do React.
Essa biblioteca JavaScript é uma das mais populares na hora de criar interfaces de usuário. Pode ter certeza que o desenvolvedor que deseja aprender a transformar os ambientes on-line vai passar, invariavelmente, por conteúdos associados a HTML, framework, JSX e React.
E se está nos seus planos a realização de um curso de desenvolvimento web, comece por entender o que é React e como essa solução pode ser tão importante na sua rotina profissional.
React é uma biblioteca JavaScript de código aberto. A solução foi desenvolvida pelo Facebook para tornar a aplicação mais intuitiva, fácil de usar e segura.
O ponto-chave aqui, é que o React pode ser trabalhado por qualquer desenvolvedor. Assim, seus elementos passam a ser utilizáveis por outros profissionais, e assim cria-se uma comunidade de códigos para a construção de softwares e aplicações complexas, dinâmicas e alinhadas às tendências do mercado.
Quando estiver trabalhando com React, lembre-se: tudo em torno dessa biblioteca JavaScript é chamado de componente.
E o que seria isso?
Às vezes, pode ser uma classe JavaScript. Em outras, apenas uma função do software em desenvolvimento com os quais as linguagens de programação vão interagir. Com o React
Assim, esteja em uso o HTML, um JavaScript, JSX ou qualquer tipo de framework dentro do React, a solução extraída disso é um componente — como botões ou sistemas complexos.
Só que existem características básicas do React que devem ser analisadas dentro disso. E se você vai aprender a manusear o React, deve saber do que vamos falar. O primeiro deles é a Virtual DOM, que é simplesmente o conceito central no React.
Ele representa, na verdade, a DOM real e é o que facilita e proporciona ao React a precisão e eficiência na atualização de uma página.
Por exemplo: você trabalhou na interface de um site e atualizou alguns componentes por meio do React. Aí, essa mudança é registrada em uma árvore de elementos e cuja memória vai fazer comparações com o último registro — o que gera alterações específicas no que foi modificado dentro da estrutura do site, seja em HTML e outras linguagens.
Além dos pontos que destacamos acima — de ser uma biblioteca JavaScript de código aberto e fácil de trabalhar com HTML, framework e JSX —, o React funciona com um conceito de unidirecionalidade de dados.
Na prática, é o seguinte: os dados no React seguem, sempre, pela mesma direção (os componentes pai para componentes filho), o que traz simplicidade para a composição do trabalho do desenvolvedor e torna todo o processo de gerenciamento mais prático.
As explicações acima devem ter dado um bom panorama sobre os motivos para aprender React. Mas é sempre importante reforçá-los, já que ele é uma parte muito importante na vida de quem trabalha com o desenvolvimento de produtos digitais. Confira, então, a seguir:
• Biblioteca JavaScript que facilita a produção de interfaces com facilidade;
• Virtual DOM muito bem-vindo para a otimização de interfaces nas páginas;
• JSX — uma extensão de sintaxe para JavaScript — que integra a escrita de HTML diretamente dentro de um código JavaScript, e que é um diferencial e tanto para o React;
• Reusabilidade de componentes no React a partir de uma arquitetura estrutural de código aberto;
• Comunidade ampla de especialistas. Assim, é fácil aprender e dominar novas técnicas no React;
• Integração com ferramentas que tornam a otimização de SEO nas páginas ainda mais fácil;
• React é fácil de dominar — especialmente, para quem já tem familiaridade com JavaScript;
• O React tem fácil capacidade de integração.
Desenvolvedor toma café enquanto analisa a complexidade de um trabalho em múltiplas telas
Desenvolvimento web e React têm tudo a ver um com o outro. Essa biblioteca JavaScript, por exemplo, é a base de algumas das redes sociais mais usadas no mundo inteiro — como o Facebook e o Instagram.
Mas vai além, e outras plataformas referências em seus respectivos segmentos, como AirBnb e Netflix, também adotam o React em suas respectivas interfaces.
Isso mostra o quão amplo e diversificado é o ecossistema do React, que ainda tem essa flexibilidade gigante de adaptação, compatibilidade e reutilização dos códigos. Isso, por si só, já abre muitas portas para os desenvolvedores realizarem trabalhos cada vez mais diversificados e atraentes para o usuário final.
Mas se você está se perguntando de que formas você ainda pode fazer bom uso do React, separamos alguns exemplos interessantes para você se convencer de que é hora de pensar seriamente em aprender React:
• Desenvolvimento de SPAs — sigla para Single Page Applications —, que são aplicações de página única. Dashboards interativos são bons exemplos de SPAs;
• Criação de componentes reutilizáveis. Não à toa, há quem se dedique em criar sistemas de design;
• Aplicações mobile (para tablets e smartphones) por meio do React;
• Interfaces dinâmicas para usos variados;
• SSR (Server-Side Rendering), que é um elemento determinante para melhorar o SEO de aplicações.
Lembre-se, também, de que o React é apenas uma parte da sua trilha de aprendizado. Também mostramos que é legal ter boa familiaridade com JavaScript, HTML, framework e JSX, além de todo o conceito de biblioteca para o uso do bom desenvolvedor.
Deu para perceber o quão importante é o React? Afinal, lidar com a produção de soluções digitais implica saber como usar essa biblioteca JavaScript permite criar interfaces cada vez melhores.
Além disso, com o React, você consegue elaborar aplicações interativas e adaptáveis, tudo por meio desses componentes reutilizáveis que facilitam (e muito) o seu trabalho de construção, manutenção e escalabilidade.
Além disso, a demanda por desenvolvedores com habilidades em React só cresce. Exemplo claro disso que empresas líderes de vários setores da economia usam, em suas soluções, o React. Portanto, não se trata apenas de um diferencial competitivo para o seu perfil na área de tecnologia mas um conhecimento muito relevante.
Não tem muito segredo, né? Profissionais que trabalham com programação devem ter um contato mais sólido com React, sem dúvidas, mas não é tudo.
Cada vez mais, os perfis de trabalho são plurais — ou seja: nada de especializar-se apenas uma área de especialização para se destacar. Inclusive, o mercado busca especialistas capazes de dominar tanto as hard skills (essas que se aprendem nos cursos, por exemplo) e as soft skills — que são as habilidades comportamentais.
No caso do React, podemos destacar o conhecimento técnico em algumas áreas específicas, como CSS. Também já citamos o diferencial em conhecer JSX, e o conhecimento aprofundado tanto em bibliotecas quanto em frameworks JavaScript.
Isso tende a fortalecer o perfil técnico de um desenvolvedor. Só que é tão importante, também, especializar-se em habilidades internas, e não só em React e seus associados. A atenção aos detalhes é um deles, assim como o pensamento crítico e analítico e a capacidade de comunicação para lidar com equipes diversas.
E sabe do que mais? Curiosidade, capacidade de adaptação e proatividade só tende a trazer benefícios para a sua carreira também.
Aprender React é muito importante para a carreira de desenvolvedores web? Sem dúvidas!
Isso significa que é uma habilidade simples de dominar? Não mesmo!
Mas nada de pânico: abaixo, vamos mostrar quais são os desafios mais comuns de conhecer a fundo o React e, dessa maneira, você vai se preparar para que eventuais obstáculos não fiquem no seu caminho de maneira prolongada.
Você sabe o que é a curva de aprendizagem? Basicamente, trata-se de uma representação gráfica para ilustrar o desafio de dominar algo novo — como o React — conforme o tempo de dedicação ao estudo dessa técnica ou habilidade.
No caso do React, a complexidade se revela pela diversidade de conceitos fundamentais em torno da ferramenta em si. É o caso do JSX, por exemplo, porque se estende a outros temas para tornar o trabalho no React mais fácil.
Mas, até que esse processo se torne intuitivo, leva um tempo de tentativa e erro. Normal, né, assim como acontece ao aprendermos algo diferente.
Ou seja: tudo se resume à sua capacidade de adaptação a uma outra forma de enxergar as aplicações e a sua relação com linguagens de programação, inclusive.
Por falar em amplitude e diversidade, ao lidar com o React em sua rotina, você vai perceber que existem muitas — muitas mesmo — bibliotecas e ferramentas prontinhas para uso.
Isso quer dizer que você vai usar todas no cotidiano? Não, mas é importante conhecê-las para em seguida identificar quais delas são úteis constantemente e quais delas podem ter utilidade esporádica.
E, claro, quais ferramentas não vão fazer parte do seu ecossistema ao trabalhar com o React.
Só que esse é também um momento de testes, ajustes, escolhas e adaptações. Inclusive, cursos de marcas referências no mercado — como a TripleTen aqui — minimizam demais esse suposto desafio porque elas já se preocupam em te orientar nos melhores produtos do mercado.
Assim, você terá um primeiro contato de qualidade com o React e todo o ecossistema que faz as melhores interfaces no país e internacionalmente também.
Por fim, um desafio que consideramos mais pela frequência da atividade em si do que pelo uso do React é a necessidade de atualização contínua.
E por quê? Porque um profissional diferenciado não para, nunca, de conhecer coisas novas. E tampouco de se debruçar sobre velhos problemas.
Lembra-se que mencionamos a importância disso, além da curiosidade como fundamentais para o perfil de desenvolvedores? Mas entenda o quanto isso elementar nos dias atuais: a tecnologia se desenvolve em um ritmo até difícil de acompanhar atualmente.
Com isso, todo o mercado tem que estar em constante monitoramento do que pode ser um diferencial, algo revolucionário e capaz de substituir ou integrar às ferramentas atuais.
Pretende estudar React? Então, já assuma um compromisso conosco, aqui, mesmo que silencioso: foque muito no seu aprendizado contínuo e na adaptação às mudanças. Para isso, nossas dicas incluem a participação em comunidades de desenvolvedores e em eventos do setor, a periódica reciclagem de conhecimentos e ‘visitinhas’ constantes em blogs especializados — como o blog da TripleTen Brasil.
E aí, deu para entender o que é React e por que ele é tão relevante, hoje em dia, na criação de interfaces de impacto para os usuários?
Então, não marque bobeira na hora de especializar-se nesse tipo de ferramenta e venha correndo conhecer os bootcamps da TripleTen!
A gente vai formar você na área em menos de um ano e, para isso, contamos com uma plataforma própria de aprendizagem e 100% online. Você não precisa fazer download de nada: só precisa se dedicar para estudar no seu ritmo e no melhor horário dentro da sua rotina.
Além disso, a TripleTen oferece certificados de conclusão reconhecidos pelo MEC para os alunos que já finalizaram alguma outra graduação. E pode ter certeza de que você vai contar com um time de especialistas para dominar o React e depois de finalizado o curso, também, mas para encontrar as melhores oportunidades de trabalho.
Vamos, então, focar no preparo do seu perfil para o mercado? Em menos de um ano, você já poderá ter a sua primeira oportunidade profissional. Comece agora mesmo e conheça o curso de desenvolvimento web da TripleTen Brasil!